5ª Mostra de Artes Cênicas contará com 21 espetáculos de 13 grupos teatrais de Indaiatuba

 5ª Mostra de Artes Cênicas contará com 21 espetáculos de 13 grupos teatrais de Indaiatuba

Peças serão disponibilizadas no Cultura Online de 10 de julho a 12 de agosto

Depois de ter seu Edital retificado para que os grupos inscritos e habilitados pudessem enviar seus espetáculos de forma online, a quinta edição da Mostra de Artes Cênicas já tem data para acontecer: 10 de julho a 12 de agosto. Neste período, 13 grupos teatrais oferecem 21 espetáculos que serão disponibilizados no site da Prefeitura de Indaiatuba, através do portal Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/).

Na ocasião da retificação, a secretaria de Cultura, Tânia Castanho, comentou a alteração. “Com o fechamento dos espaços culturais públicos municipais e outros diversos do setor privado, a classe artística se viu impossibilitada de exercer suas atividades, que são parte fundamental da economia da cidade”, destacou.

“Para passar por este período de isolamento social e oferecer aos munícipes uma opção de programação cultural que possa ser apreciada de sua residência, bem como apoiar a classe artística a continuar com suas atividades em uma outra esfera de ação, a Secretaria Municipal de Cultura retificou o Edital da 5ª Mostra de Artes Cênicas, convidando os artistas previamente inscritos a adequarem seus trabalhos para um novo formato”, concluiu.

Após a mudança, os grupos enviaram seus trabalhos, que foram avaliados dentro das regras estabelecidas pelo novo Edital. “Gostaria de agradecer aos grupos teatrais, que compreenderam esta nova realidade e se esforçaram para enviar seus trabalhos para exibição online”, comenta Tânia.

Confira os espetáculos da 5ª Mostra de Artes Cênicas:

Cia. Circo de Xulé

Improriso: As Peripécias de Edufina e Pirulito!
A palhaça Edufina e seu parceiro, o palhaço Pirulito Manguito, se juntam em uma aventura para se tornarem famosos da Internet. Através de vídeos que envolvem magia, malabarismo e informação, criam uma atmosfera que vai envolver o público. Porém, tem um pequeno detalhe: eles são um pouco atrapalhados e nem sempre as coisas saem como previsto.

Cia Reversa de Teatro

E Aí, Vamo de Cordel?!
O espetáculo E Aí, Vamo de Cordel?! apresenta o ator Nando Almeida contando as histórias dos cordéis A Chegada de Lampião no Céu e A Terrível História da Perna Cabeluda, de Guaipuan Vieira, e Uma Viagem ao Céu, de Leandro Gomes de Barros.

Fórceps
A narrativa, através de uma trajetória não linear, trata da temática do isolamento social: uma mulher acorda na manhã em que o fim da quarentena é decretado. As pessoas tomam as ruas enquanto ela questiona sobre seu privilégio e direito, recém-tomado, de poder ficar em casa. A obra, fazendo comparativos entre o que se sente nos âmbitos público e privado, reflete sobre os quereres individuais e o poder do Estado sobre os corpos.

Líquido
Espetáculo envolve um aplicativo de relacionamentos, relacionando-o com a definição de Amor Líquido, de Zygmunt Bauman. Discute a profundidade das relações que se estabelecem e se esgotam com rapidez, da superficialidade do diálogo e da superexposição da intimidade nas redes sociais. Como contraponto, observa-se a liberdade de entrar e sair de relacionamentos e a possibilidade de encontrar pessoas que estão distantes fisicamente.

Cia. Teatral Matéria Prima

Cantigas de Roda e O Baú da Imaginação
Amparados na crença que a música e o teatro representam para a criança uma importante ferramenta, a Cia. Teatral Matéria Prima traz o espetáculo Cantigas de Roda e O Baú da Imaginação, uma divertida apresentação, onde a doce menina Alice e seu amigo Violeiro trazem um baú cheio de surpresas, com a quais eles passeiam por várias cantigas de roda para que as crianças possam cantar e se divertir ao longo de toda aventura.

Coletivo Fleuma

Estudo para Macacos
Apresentação de quatro vídeo-performance que são desdobramentos da obra Estudos para Macaco,de autoria de Fabio Pimenta. Trata-se de uma performance duracional, ou seja, que articula no campo ficcional e no corpo/soma do performer as relações do Homo sapiens contemporâneo com a ecologia, termo esse que aqui se entende a partir do contexto tríplice de Felix Guattari e dos princípios da ecossomática.

On
Adaptação para a linguagem audiovisual – com direção e edição de Fabio Pimenta e atuação de Amanda Stahl, Diego Angelini, Fabio Pimenta e Marcus Mazieri – do texto homônimo escrito por Marcus Mazieri, publicado pela Editora Efêmera em 2019. O livro possui 18 cenas independentes entre si, das quais quatro foram escolhidas para compor o vídeo em questão: Como por DentroComo que Lá ForaComo um Contato Como que Conhecendo.

Grupo Anankê

O Caixeiro da Taverna
Adaptado para os palcos e dirigido por Chicó Ferreira, narra as peripécias do ambicioso e trapaceiro Manoel Pacheco, cujo maior sonho é se tornar sócio de sua ama Angélica Pereira, dona da taverna, que morre de amores por ele. A ambição desenfreada deste caixeiro o coloca em situações hilariantes. Adaptação do texto do dramaturgo romântico Martins Pena, que notabilizou-se por satirizar a sociedade brasileira do século 19.

Os Saltimbancos
Com direção de Marli Lopes, direção musical de Kico Motta e coreografia de Rogério Barbatti e Daniele Fiorito, a adaptação do musical infantil Os Saltimbancos, da versão de Chico Buarque, conta a história de quatro animais que se encontram numa estrada após fugirem de seus patrões por maus tratos. Por meio desta união, formam um conjunto musical e conseguem ser felizes em um caminho de liberdade, com harmonia e felicidade. 

Grupo Estrada

Momentos Estéreis
Espetáculo propõe uma reflexão sobre o momento da criação de uma obra artística: quais situações serão colocadas, o que se quer dizer, quais personagens irão compor e dar vida a tudo. Retrata duas personas que tentam encontrar uma trajetória que os tire do estado de inércia. Uma eterna espera por um percurso real que não existe, onde o medo da inexistência os aterroriza e continuar vivos será uma busca constante.

Grupo Fântaso

Geniscreuza, Ops… Chapeuzinho Vermelho
Chapeuzinho vai pela primeira vez levar a cesta de docinhos para a vovó Creuza e precisa seguir só uma regra: não falar com estranhos. Mas ela se perde no caminho e encontra Vanderscleison, um caçador, que avisa: na floresta vive uma família de lobos que come gente. A confusão só piora quando ela encontra Cleronsvaldo, um porquinho construindo uma casinha de madeira e logo depois um coelho muito estranho que mais se parece com um lobo mal.

O Livro Mágico: O Coração da Rainha
Espetáculo conta a estória de Marilu, uma garota de 10 anos que ainda acredita em histórias infantis. Em uma noite, Marilu cai dentro de um livro e vai parar no mundo dos contos. Com a ajuda do Fantasma Neve, ela terá que enfrentar a Bruxa Má, Rexssauro e o Capitão Caolho, para encontrar um tesouro e coroar a nova rainha. Será que Marilu vai conseguir encontrar o tesouro? E quem será a nova rainha do mundo dos contos? 

Grupo Sléz

A Proposta
Henrique e Luísa são casados há 15 anos. No passado foram muito pobres, mas conseguiram dar a volta por cima. Tudo muda quando Henrique é demitido da empresa e arquiteta um plano para não voltar à miséria. Para tanto, pede ajuda do seu amigo de amigo de infância, o inseguro Moacir. O que ele não imagina é que Luísa tem a mesma ideia e pede a ajuda de Lúcio, seu fiel amigo e cabelereiro. Uma história com final surpreendente.

Grupo Teatral Valeu a Pena

O Fantástico Mistério de Feiurinha
Adaptação do livro de Pedro Bandeira, de 1986, trata do desaparecimento de uma suposta princesa, chamada Feiurinha, e promove um reencontro entre as principais princesas dos contos de fadas: Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho, que devem se unir para resgatá-la. Para tanto, contam com a ajuda da escritora Gerusa e do pequeno Caio Lacaio, em uma aventura que envolve ainda bruxas malvadas, bode encantado e um príncipe.

O Gato de Botas
Depois que Bartolomeu Moleiro e sua família são expulsos de suas terras por uma poderosa bruxa, que tinha o poder de se transformar em qualquer animal, eles se misturam aos camponeses. Com a morte do velho homem, cada integrante da família herda seus únicos bens e cabe ao irmão mais novo, Bartolo, ficar com o Gato de Botas. Inteligente, ele irá bolar um plano para devolver os Moleiro ao seu lugar de origem, enfrentando a bruxa malvada.

Palhaz de Aço

Brosogó, Militão e o Diabo
Espetáculo inspirado em texto homônimo de Patativa do Assaré, foi criado em 2017 por Fabio Pimenta (Palhaço Vlademir Cigano) e desde então tem circulado pelo interior paulista. Esta versão tem a câmera como plateia, ou seja, mantendo a dinâmica de improviso e jogo inerentes à arte da palhaçaria, mesmo na ausência de um grande público presencial. Ao mesmo tempo, nessa versão, o jogo clownesco se estende do palco para a linha de edição do vídeo.

T’Art

A Fada que a Estrela Não Brilhava
A fada Estrela tem a missão de ajudar o menino Pedrinho, que vai até a pracinha se encontrar com um amiguinho, que conheceu na internet. Ao chegar lá, ele é sequestrado pela pessoa que finge ser uma criança como ele. A fada Estrela terá que resgatá-lo com ajuda do duende Zoma, mas nada será fácil já que ela não possuí poderes mágicos e o duende vive chateando-a, pois ele não entende que fazer bullying com quem é diferente não é algo legal. 

Eita! Vida Difícil!
Em tempos de isolamento social, quem disse que as pessoas precisam ficar afastadas? É o que mostra a história de Eita! Vida Difícil!, que conta como os primos Rosinha e Janjão continuam sua amizade com Tuninho, Dorinha e Policarpo. Preparem-se para muitas risadas e muita fofoca também. Mas sempre provando que a verdadeira amizade supera qualquer obstáculo.

Trupe Cênica Brasil

Esta apresentação é uma coletânea de vídeos exibido no canal Os do Lado de Fora e é composto de várias histórias cômicas que revelam o cotidiano de algumas personagens de peças teatrais da Trupe Cênica Brasil. Uma verdadeira ponte que possibilita suas personagens saírem das limitações do palco e irem para vídeos em situações inusitadas.

WM Teatro

Amostra Grátis de Humor
A personagem Zé Botina, um jeca atrapalhado, astuto e muito engraçado, em todas as situações encontra justificativas para escapar de seus afazeres na fazenda. Maria Inês Rosstfweiler é uma gaúcha interiorana, que tenta se aprimorar nas artes da culinária. Quando as coisas não dão certo, se torna cozinheira na mesma fazenda. Esta polaca se apaixona por Zé Botina e ele a desdenha, até que finalmente ambos se acertam e vivem um belo romance.

O Segredo das Águas Mágicas
A tartaruguinha Jack se perde de seus pais devido ao amontoado de lixo que encontra pelo caminho. Tentando voltar para casa, conhece a estrela do mar, o caranguejo Birilouco e a Peixe Papagaio, Kate. Os novos amiguinhos de Jack se amedrontam e a tartaruga destemida se vê sozinha na luta contra o terrível monstro marinho. De forma lúdica, a peça instrui, ensina valores, superação dos medos e fala sobre bullying. Tudo isso com direito a efeitos especiais. 

FOTO: Divulgação

Raphaela Vitiello

Related post

1 Comment

  • Aqui é a Carmem parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *