Duas novas vacinas contra coronavírus vão ser testadas em SP com 500 voluntários em agosto
Voluntários não precisam ser profissionais de saúde; desenvolvidas por pesquisadores de laboratórios dos Estados Unidos e da Alemanha, testes já foram liberados pela Anvisa
Mais duas vacinas contra o coronavírus aprovadas para testes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) serão testadas em 500 voluntários na cidade de São Paulo em agosto. Os voluntários não precisam ser profissionais de saúde, de acordo com Cristiano Zerbini, um dos coordenadores da equipe de testes no país.
“Podem ser profissionais de saúde ou qualquer habitante de São Paulo ou do Brasil, não vamos fazer divisão, vamos abrir para qualquer pessoa que queria participar.”
As vacinas foram desenvolvidas por pesquisadores de laboratórios dos Estados Unidos e da Alemanha das empresas Pfizer e Biontech. Eles vão continuar os testes da fase 2 e começar a fase 3 nos voluntários de São Paulo e também de Salvador.
As empresas disseram que o Brasil foi escolhido pelo conhecimento científico e pela situação da pandemia no país.
CoronaVac e Oxford
São Paulo tem duas outras vacinas já em fase de testes atualmente. Uma desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford e a chinesa CoronaVac, que começou a a ser testada na terça-feira (21).
Atualmente, a vacina de Oxford está em sua fase 3. Ao todo, 50 mil pessoas participam dos testes em todo o mundo, 10% delas no Brasil: 2 mil em São Paulo, 2 mil na Bahia e outras 1 mil no Rio de Janeiro.
Já a CoronaVac terá, ao todo, 9 mil profissionais da saúde devem participar dos testes nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, esta é a terceira fase da vacina. Em São Paulo, serão testados 890 profissionais de saúde. Os voluntários serão acompanhados por uma equipe científica durante três meses.
Fonte: G1