A importância em desenvolver a musicalidade na infância

 A importância em desenvolver a musicalidade na infância

Primeiro, devemos educar a alma através da música e depois o corpo através da ginástica – disse Platão.

A música é capaz de desenvolver a mente, promover o equilíbrio e proporcionar o bem-estar na vida das pessoas. Esses e outros benefícios não são novidades para ninguém, pois podemos sentir essas e outras emoções ao escutarmos nossas músicas preferidas. Com isso, ela possui a capacidade de desenvolver potencialidades no ser-humano, principalmente se praticada e exercitada desde criança.

Os especialistas já comprovaram que a fase mais importante para o desenvolvimento musical é na infância, pois é quando os sentidos estão mais sedentos em aprender. Pensando nisso, o cantor e professor Leandro Mendes, listou algumas dicas para ajudar a desenvolver a musicalidade ainda na infância.

1 – Faça exercícios de articulação pronunciando as palavras A, E, I, O, U  ou qualquer outra, pois isso ajuda a criar na criança um processo de entendimento de sonoridade das palavras.

2 – Coloque músicas cantadas e interpretadas por outras crianças, para que role uma identificação vocal. Preferencialmente canções populares como: “Borboletinha”, “Pintinho Amarelinho”, entre outras conhecidas.

3 – Utilize brincadeiras de rodas ou outras que utilizem a musicalidade, pois ajuda a criança a cantar, a pensar na afinação, além de ajudar a criar a percepção rítmica e melódica.

4 – Criar objetos sonoros com copinhos plásticos. Dentro de cada um colocar itens diferentes como: pedrinhas, arroz, feijão, sementes, botões, entre outros. Depois, pinte cada um de uma cor, para identificação de que cada item terá um som diferente. Esse método além de ser divertido, ajuda a criança a entender que existem sons mais agudos e outros mais graves.

5 – Assistir filmes de desenhos clássicos infantis que tenham músicas orquestradas e diversos sons. Isso ajuda, mesmo que inconsciente ou apenas pelo a identificação da obra, fazer com que a criança associe a música ao desenho ou ao personagem e grave a melodia e até a letra.

BÔNUS – Quando for pensar em presentear uma criança em aniversário ou em alguma data comemorativa, pense sempre em instrumentos musicais. Existem pandeiros, microfones, baterias, guitarras e dentre outros com preços acessíveis e que ajudará as crianças a desenvolver a musicalidade neste período de aprendizado.

Lembrando que em todo período da infância as artes e as músicas são de extrema importância para o desenvolvimento da criança e irá gerar resultados no futuro.

Raphaela Vitiello

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.