Alunos do Espaço Avançar recebem atividades planejadas individualmente para fazer em casa

 Alunos do Espaço Avançar recebem atividades planejadas individualmente para fazer em casa

Atendimentos terapêuticos continuam por videoconferência, telefone ou e-mail

Com o objetivo de manter o acolhimento e a assistência aos alunos com autismo e famílias da Emeb Elvira Maria Maffei, também conhecida como Espaço Avançar, a Secretaria de Educação personalizou o “Minha Lição” utilizando os meios e estratégias mais adequadas ao momento atual.

Para manter o vínculo dos alunos com a escola e dar continuidade ao processo educacional a equipe gestora envia para cada um dos alunos atividades impressas que são planejadas individualmente, acompanhadas pelas recomendações de como devem ser realizadas pelas crianças e adolescentes. Caso ocorra qualquer dúvida ou dificuldade, os responsáveis podem entrar em contato com a escola para receber o apoio e orientações necessárias.

Os atendimentos terapêuticos realizados pela equipe de saúde do Espaço Avançar passaram pelas adequações necessárias para que os atendimentos clínicos continuassem acontecendo durante a pandemia. As consultas médicas são realizadas por videoconferência, telefone ou e-mail.

Os conteúdos das atividades pedagógicas foram selecionados e planejados com base na primeira avaliação diagnóstica realizada no início do ano, e adequados para o ambiente de casa. Desta maneira o plano de ensino consegue atingir as habilidades que mais precisam ser estimuladas em cada um dos alunos.

Os responsáveis foram orientados a desenvolver uma rotina em casa para realização das atividades e assim tornar estes momentos habituais e agradáveis, evitando gerar estímulos negativos que possam comprometer o desenvolvimento do aluno ou potencializar uma relação desgastante em casa. Todo processo de preparação das crianças para as atividades que serão realizadas a cada dia, minimiza a ansiedade e regula o comportamento dela.

A leitura diária de histórias também foi recomendada, pois esse momento melhora a interação, amplia o vocabulário e desenvolve a atenção e concentração. A importância de respeitar o ritmo, envolvimento e participação de cada criança e adolescente com a tarefa é imprescindível para o sucesso desta parceria entre a escola e a família.

Foto: Divulgação

Raphaela Vitiello

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *