Câmara aprova doação de área para construção de escola estadual

 Câmara aprova doação de área para construção de escola estadual

Unidade será construída no loteamento Jardim das Gaivotas, na região do Jd. Campo Bonito

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (4) a doação de uma área municipal de 3,4 mil metros² à Secretaria da Educação do governo do Estado para a construção de escola no loteamento Jardim das Gaivotas, na região do bairro Campo Bonito. O projeto de doação, de autoria do Executivo, estabelece que o Estado deverá devolver a área ao município caso não construa o prédio e não o coloque em funcionamento.
O líder do governo, vereador Arthur Spíndola, destacou a importância do projeto e afirmou que a doação é “mais uma prova do muito que os vereadores fazem pela melhoria da educação no município”.
Spíndola também cumprimentou o presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, pelo que considera um grande avanço para a ampliação do número de vagas escolares naquela região. “Sabemos que o Pepo se empenhou muito para que o projeto de doação fosse apresentado a esta Casa, em atendimento aos inúmeros pedidos dos moradores do Campo Bonito”.
O presidente da Câmara ressalvou que o município ainda convive com falhas na regulação de vagas realizada pela Diretoria Regional de Ensino. “As mães de Indaiatuba são obrigadas a se dirigir a Capivari para tentar alterar as decisões da Diretoria e não conseguem. O vereador Sérgio Teixeira, que é professor, sabe muito bem do que estou falando. Isso é inadmissível”.

Combustível
Na sessão de ontem, os vereadores também aprovaram o aumento da doação de combustível à Comunidade Farol, entidade beneficente reconhecida por dar abrigo a pessoas sem moradia.
O vereador Hélio Ribeiro, que até março chefiou a pasta da Assistência Social, ressaltou que, atualmente, a Comunidade Farol acolhe 80 homens e 12 mulheres. “Este é um projeto importante que faz jus a uma entidade que presta um serviço tão importante ao nosso município”.
Pepo Lepinsk explicou que a Comunidade recebe da Prefeitura, desde 2010, 150 litros de combustível por mês e, a partir de agora, a cota será triplicada para 450 litros. “Nós temos de sempre destacar o trabalho desenvolvido pelo Terceiro Setor. Precisamos, aliás, estudar a possibilidade de reduzir o tempo de três para dois anos, exigido pela legislação, para que as entidades beneméritas possam começar a receber repasses e verbas do município”.

Indicações
Durante a sessão – a 7ª ordinária do ano – os vereadores apreciaram 78 matérias, entre indicações e moções, e aprovaram três projetos de lei. Conheça algumas das matérias encaminhadas, como sugestão de ação, obra ou serviço, ao prefeito Nilson Gaspar.

CIRCO
Sérgio Teixeira indicou ao prefeito a implantação de projetos de Circo nas escolas do município. Segundo o vereador, “fomentar e ofertar educação, cultura, esporte e lazer é algo que nossa cidade já faz com excelência e, acredito, este projeto irá fortalecer ainda mais tais ações”, justificou.

HORÁRIOS
Wilson Índio da Doze sugere a extensão dos horários de funcionamento dos polos esportivos, academias e piscinas municipais. Índio da Doze explica que a pandemia fez com que, com o sedentarismo decorrente, “todo mundo viesse a sofrer de algum problema de saúde, como a insuficiência cardiorrespiratória”. Assim, com o retorno das atividades, a procura pelos polos esportivos tem sido cada vez mais alta, o que vem produzindo filas de espera para a prática esportiva. “Indico, por isso, a ampliação dos horários para que todos possam praticar esportes e, dessa maneira, recuperar a saúde perdida”.

CAPACITAÇÃO
Ricardo França defende que seja estendida a capacitação fornecida pela rede municipal para todos os interessados em aprender os procedimentos de primeiros socorros em casos de engasgamento e aspiração de corpo estranho por recém-nascidos e crianças. A administração municipal – argumenta o parlamentar — deve estender o aprendizado como forma de os familiares possam executar os protocolos de socorro até o acionamento da emergência para o transporte da criança ao hospital.

AR-CONDICIONADO
Pepo Lepinsk solicita a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todos os setores de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Verifiquei que tanto os funcionários quanto os pacientes sofrem desconforto com o calor insuportável no interior da UPA”, relata. O presidente da Câmara lista os benefícios advindos com a instalação dos aparelhos: o ar-condicionado purifica o ar (alguns modelos contam com ação antialérgica, reduzem o mofo presente no ambiente e a sensação de bem-estar é significativa), reduz a desidratação corporal e melhora a disposição das pessoas para os encargos do dia a dia.

REPINTURA
Luiz Carlos Chiaparine sugere a repintura da sinalização de solo de todas as vias do bairro Vila Teller. De acordo com o vereador, que esteve em visita ao bairro, a repintura das faixas se faz necessária, já que estão apagadas, o que pode ser a causa de acidentes. Chiaparine reforça que a localidade tem tráfego intenso.

SEGURANÇA
Alexandre Peres propõe que seja implantado o sistema drive-thru em frente à EMEB Professora Laura Fahl Corrêa para maior segurança dos estudantes e organização do trânsito nos horários de entrada e saída da escola. Além de ser uma das maiores unidades escolares de Indaiatuba – observa o legislador –, a EMEB dispõe de um recuo que permite a implantação do sistema sem grandes investimentos. “Outro benefício da adoção da medida é possibilitar maior fluidez nas vias próximas à escola”. Pepo Lepinsk assina a indicação com Alexandre Peres.

COLETA
Ana Maria dos Santos indica o aumento da frequência da coleta de lixo para 3 vezes por semana no bairro Jardim Brasil e bairros vizinhos. A frequência atual não atende a necessidade dos moradores daquela região, afirma a vereadora.

IDOSOS
Silene Carvalini sugere a implantação do programa Idade Ativa, destinado a estimular a reinserção dos idosos no mercado de trabalho. É importante, na opinião da parlamentar, viabilizar cursos de capacitação, reciclagem e requalificação profissional voltado aos idosos, por meio de parcerias da Prefeitura com empresas locais.

MOTOBOYS
Arthur Spíndola solicita a implementação de pontos de apoio para motoboys. O vereador explica que esses pontos devem ser implantados em praças ou locais públicos e dotados de bancos, mesas sombreadas e banheiros para uso dos motoboys em seus horários de almoço, jantar e descanso ou enquanto aguardam chamadas. “Sugerimos a praça Tenente José Tancler como primeiro ponto de parada”, especifica.

DIVULGAÇÃO
Hélio Ribeiro indicou a realização de campanha informativa para dar ampla divulgação aos projetos de incentivo ao esporte. “O nosso município, por meio da Secretaria de Esportes, possui ampla e vasta programação que abrange a população a partir dos seis anos de idade. Infelizmente, grande parte da população desconhece a existência desses serviços”, argumenta.

LINHAS
Othniel Harfuch indicou a fixação de cartazes informativos acerca das linhas e horários dos ônibus nos pontos dos bairros. O legislador justifica a sugestão dizendo que há muitos munícipes com dificuldade de acessar o aplicativo da empresa concessionária do transporte coletivo ou por desconhecimento ou por estarem sem dados móveis ou ainda com o celular descarregado. Por isso – frisa –, a opção escrita nos pontos de ônibus se faz necessária.

PARQUE
Leandro Pinto propõe a reforma da mina d’água existente no Parque Ecológico, ao lado do Barco. O vereador destaca a dificuldade para as pessoas acessarem a mina, devido ao barro ali acumulado e por ser íngreme. “Podemos citar outras minas existentes na cidade e que são mais bem estruturadas, como as do Jardim Paulista e da Morada do Sol como modelo a ser adotado”.

Carlos Roberto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.