CENTRO DE REABILITAÇÃO ANIMAL REINICIA CADASTRAMENTO PARA CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS

 CENTRO DE REABILITAÇÃO ANIMAL REINICIA CADASTRAMENTO PARA CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS

Cadastros estavam suspensos desde o início da quarentena

A Prefeitura reiniciou nesta semana o cadastramento para o serviço gratuito de castração de cães e gatos. O trabalho que é realizado pelo CRA – Centro de Reabilitação Animal, ligado à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, estava suspenso desde março, quando começou a quarentena devido à pandemia de Covid-19. No período, as cirurgias de castração foram reduzidas e atenderam apenas os cadastros já realizados, para evitar a circulação de pessoas no CRA.

Para fazer o cadastro as famílias precisam comparecer ao CRA com um documento de identidade e um comprovante de endereço e preencher e assinar a ficha de castração. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, e é destinado somente para animais de famílias moradoras de Indaiatuba, que não conseguem pagar pela cirurgia particular.

Além do agendamento no local, as entidades protetoras de animais parceiras da Prefeitura também fazem o cadastro de famílias interessadas e encaminham ao Centro para o agendamento do serviço.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente reforça que as pessoas que comparecerem ao CRA devem respeitar todos os protocolos sanitários propostos para conter o contágio do novo coronavírus, como o uso obrigatório de máscara, manter o distanciamento social e comparecer apenas um membro da família.

Em 2019 foram castrados 4.749 animais. Neste ano, de janeiro a maio, o Centro de Reabilitação Animal castrou mais 2.134 animais.

De acordo com o veterinário responsável pelo serviço, Adriano Mayoral, além de evitar a superpopulação de animais nas ruas, a castração traz benefícios ao próprio animal como a redução do risco de doenças como o câncer de mama e próstata; não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas; evita fugas e brigas que podem machucar os animais; e elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas. “Nos gatos ainda há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território e a urina também perde o odor forte”, explicou o veterinário.

O CRA está localizado na rua Safira, 120, no Distrito Industrial Recreio Campestre Joia. Para mais informações, o telefone do CCZ é (19) 3936-2782.

Fotos: arquivo-Eliandro Figueira  RIC/PMI

Raphaela Vitiello

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.