CLOROQUINA E OUTROS TRATAMENTOS JÁ ESTÃO DISPONIBILIZADOS EM INDAIATUBA

 CLOROQUINA E OUTROS TRATAMENTOS JÁ ESTÃO DISPONIBILIZADOS EM INDAIATUBA

A farmácia popular colocou um Tratamento Profilático de Covid-19 à disposição dos médicos e cidadãos que contém:

Azitromicina 500mg, Hidroxicloroquina 400mg, Zinco quelado 30mg, Enoxaparina 40mg ou 60mg – até o resultado do PCR – 48h.

E que para adquirir o kit é necessário:

A receita do SUS municipal com CID B-34 ou U-07; a receita controlada em duas vias, o cartão do SUS e o comprovante de endereço.

Confiram uma breve entrevista que Eliege Signorelli fez com o prefeito Nilson Gaspar

ESSE É O ATUAL PROTOCOLO PARA PACIENTES COM SINTOMAS DE GRIPE?

GASPAR: A Secretaria Municipal de Saúde está adotando medidas de incorporações tecnológicas para manejo de síndromes respiratórias provocadas pelo COVID-19. Estas incorporações se tratam de medicações, testes, exames de imagem e exames complementares. Não podemos falar em protocolo já que não existem evidências científicas robustas que comprovem a eficácia de medicamentos para tratamento da COVID-19 em âmbito mundial.

TODOS OS MÉDICOS DA REDE SUS DE INDAIATUBA ESTÃO INFORMADOS SOBRE ESSA MEDICAÇÃO?

GASPAR: Sim. Estamos acompanhando diariamente a comunidade científica mundial e nos amparando em estudos nacionais e internacionais, prática clínica e em medicações já consagradas, manejadas e que possuem segurança na administração, como forma de sugestão de tratamento precoce ambulatorial para pacientes com síndrome respiratória no nosso município. Assim, a consulta médica precoce é fundamental neste processo e nenhum medicamento ou teste substitui o exame clínico do paciente.

O PACIENTE PODE EXIGIR ESSES MEDICAMENTOS COMO FORMA DE TRATAMENTO NO PRIMEIRO ATENDIMENTO, QUER SEJA NA UBSs HAOC UPA?

GASPAR: Para os casos em que o médico que está assistindo o paciente prescrever o tratamento, a Secretaria de Saúde já disponibilizou as medicações tanto na farmácia unificada quanto nas Unidades Básicas de Saúde. Esta incorporação tecnológica é recente e está sendo amplamente discutida com os médicos da rede, pois a prescrição é conduta estritamente médica realizada com base em manejo clínico e de forma individualizada.

Eliege Signorelli
ES – ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO
23/06/2020

Raphaela Vitiello

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.