DESEMPREGO E RECUPERAÇÃO EM INDAIATUBA

 DESEMPREGO E RECUPERAÇÃO EM INDAIATUBA

Segundo dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, em maio de 2020, em Indaiatuba, apesar da crise da saúde, 4.880 trabalhadores foram admitidos em empresas da cidade, contra 7.536 desligados de seus postos de trabalho, ou seja, entre abril e maio de 2020, 2.656 postos de trabalho já tinham sido eliminados em Indaiatuba, segundo o instituto.
Quanto aos setores, o comércio, a prestação de serviços e os que trabalham na produção de bens na indústria foram os mais atingidos, sendo o perfil da maioria desses trabalhadores – homem entre 30 e 39 anos, com Ensino Médio completo.
Os números apontam ainda que técnicos de nível médio também foram muito atingidos com a perda de 208 postos de trabalho, apontando outra tendência: O Brasil teve um aumento de quase 100% em investimentos em Startups por conta dos cidadãos que abriram seus próprios negócios como opção de recuperação de trabalho e renda.
AUMENTO DO NÚMERO DE EMPRESAS
Embora a Prefeitura de Indaiatuba divulgue que tenha crescido em 22% o número de novas empresas na cidade em relação ao último ano, esses dados não levam em consideração o número de CNPJs que deixaram de ser movimentados. Isso porque, quando se abre uma empresa, o proprietário precisa do CNPJ e é obrigado a fazer o registro na JUCESP, RFB e, por fim, na Prefeitura, para obter alvará e poder emitir Nota Fiscal. Esse mesmo empresário, quando passa por alguma dificuldade e encerra suas atividades, ou seja, quebra; na maioria das vezes ele não faz o registro desse fechamento perante as mesmas: JUCESP, RFB e Prefeitura. Nesse contexto, só existe a informação oficial da abertura dessa empresa e o da baixa não.
FORTE RECUPERAÇÃO
Mas apesar dos números de crescimento de emprego e investimentos locais não serem tão favoráveis, no País como um todo, há uma previsão otimista de recuperação, coisa que a maioria da imprensa brasileira parece não reconhecer, mas que partidos como o PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, fazem questão de ressaltar, em apoio ao Governo de Jair Messias Bolsonaro e seu vice-presidente e fundador do PRTB General Hamilton Mourão.
No caso dos empregos, a flexibilização do mercado de trabalho só foi possível com o auxílio financeiro do Governo Federal às empresas brasileiras, o que promoveu um controle do que poderia ter sido fatal para o País em termos de desemprego, inclusive em Indaiatuba.

. Outro número de crescimento nacional, apesar da crise, pode ser observado em Indaiatuba com a inédita oferta de crédito imobiliário em meio a uma pandemia, e que revelou um mercado regional que mantém seu fôlego juntando habilidade profissional, necessidade e oportunidade de negócio.
. Ainda em maio, o Brasil teve o maior crescimento da história do varejo, mesmo não tendo recuperado as perdas de início de ano. A injeção de renda com 80 milhões de brasileiros recebendo R$ 600,00 por mês movimentou a economia a níveis surpreendentes em meio à crise do Coronavírus, gerando até conflitos entre consumidores e a ordem: Fica em casa.
. Ainda segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, em maio e junho de 2020 a Bolsa de Valores nacional passou dos 100 mil pontos, atingindo índices que nem os Estados Unidos atingiram, mesmo em meio a uma crise de saúde pública. Os investidores que colocaram seus lucros em renda fixa puderam contar com juros muito altos se comparados às condições de um Brasil sem crise.

. Para completar, o Governo Federal está conseguindo inaugurar dezenas de obras de infraestrutura entre estradas, pontes, canais pluviais, hidroelétricas de energia renovável, além de centros de saúde que tem mostrado ao mundo uma administração competente e comprometida com o povo, paralela aos boatos de crise interna em sua gestão.

. E, por último, pela primeira vez na história, os juros no Brasil estão nivelados aos juros dos maiores países do planeta, competindo em pé de igualdade nos mercados de investimentos internacionais.

Tudo isso pode ser sentido em Indaiatuba e a aposta do PRTB no nome de Edvaldo da Hot Flowers, empresário que participa desse cenário de crescimento, é justamente para oportunizar ao povo daqui um recomeço de novidades que represente UMA INDAIATUBA DO POVO.

*FONTES: Informações de Brasília-DF / Relatórios Internacionais / Estadão / Uol / Valor / Carta Capital / Ricardo Amorim

ASSESSORIA DE IMPRENSA DE EDVALDO BERTIPAGLIA

Raphaela Vitiello

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.