Dicas do que fazer para ajudar o cachorro durante o processo de luto

 Dicas do que fazer para ajudar o cachorro durante o processo de luto

Dicas do que fazer para ajudar o cachorro durante o processo de luto

O período pode durar dias, semanas e até meses para o pet; o importante é saber como deixa-lo mais confortável durante o processo

Autor(a): Redação

Luto não é um sentimento exclusivo dos humanos. Os animais também sofrem com a perda, seja de outro semelhante ou de seu dono. Alguns pets são tão ligados ao que morreu que acabam falecendo logo após.  Se o cachorro é muito dependente de outro, ele pode ter reflexos negativos em sua saúde por causa do luto.

Apesar de serem muito sensíveis, os cães não podem ‘prever’ quando alguém ou um animal vai morrer. Eles têm sentidos mais aguçados, e por isso sentem certas alterações fisiológicas que podem indicar doenças ou outros problemas, o que faz com que deus tutores desconfiem do que está por vir. O processo de luto pode durar dias, semanas e até meses.

Mas o que devo fazer se tenho dois cães e um deles morre, deixando o outro em luto? 

  1. Dê muito carinho a ele. Neste momento, mais do que qualquer outro, o pet precisará de atenção e afeto. Quanto mais o tutor se mostrar presente, mais ele vai se acostumar com a falta do outro animal, e vai perceber que não está sozinho.
  2. Faça coisas que ele gosta. Brincadeiras, petiscos e passeios são algumas opções para distrair o cachorro neste momento triste. Leva-lo até lugares onde ele gosta e dar um brinquedo novo pode ser uma ideia para que ele fique mais confortável em estar sozinho em certos momentos a partir de agora.
  3. Não mude a rotina do animal. Modificar o dia a dia do pet pode ser uma má ideia neste momento. Continue dando comida e passeando nos mesmos horários e evite mudanças de ambiente, como uma nova casa ou objetos em outros lugares, principalmente se forem os objetos pessoais do cão.
  4. Procure um profissional. Veterinário e adestradores podem ajudar na hora do luto de cachorro. Eles poderão dizer se o pet está lidando bem ou se está ficando doente com a falta de um companheiro. Fazer o cão socializar com outros animais também pode ajudar, portanto procure leva-lo para passear onde outros cães também estão.

Em geral, durante o luto, os animais ficam mais quietos, tristes, podem até chorar ou ter comportamentos ruins como fazer xixi e cocô em lugares errados para compensar a falta do companheiro. Fique atento e cuide bem do pet para que o sentimento ruim passe o mais rápido possível.

Crédito Fonte e Foto: IG

tangerina

Autor Tangerina MKT

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.