RETORNO PARA FASE AMARELA É ABORDADO PELO PREFEITO NILSON GASPAR EM LIVE NAS REDES SOCIAIS

 RETORNO PARA FASE AMARELA É ABORDADO PELO PREFEITO NILSON GASPAR EM LIVE NAS REDES SOCIAIS

Município registrou aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias

Em transmissão ao vivo realizada na noite desta terça-feira (01) pelas redes sociais da Prefeitura de Indaiatuba, o prefeito Nilson Gaspar (MDB) abordou as novas medidas para enfrentamento da pandemia de Covid-19 e o retorno de todos os municípios paulistas à fase amarela do Plano São Paulo de Retomada Consciente, conforme anúncio do Governo do Estado feito na última segunda-feira (30).

O gestor do município reforçou o pedido para que toda a população tome as medidas necessárias para evitar a contaminação pelo coronavírus. “A pandemia voltou com força nos últimos dias e por isso precisamos ficar atentos e nos proteger, usando máscara, álcool em gel e, principalmente, evitando aglomerações. Voltaremos a ter um pouco mais de restrição quanto ao funcionamento dos comércios e serviços, mas continuam autorizados a funcionar. Precisamos ter a consciência de que o vírus está circulando e que todos nós devemos manter as medidas de prevenção até que tenhamos uma vacina”, ressaltou Gaspar.

A secretária de saúde, Graziela Garcia, destacou que as pessoas que apresentem qualquer sintoma de gripe devem ficar em casa, e buscar orientação em uma unidade de saúde ou através da plataforma online Minha Saúde Teleatendimento Covid-19 https://www.indaiatuba.sp.gov.br/minha-saude/ . Também estavam presentes na transmissão ao vivo o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Wanderley José Boni, e o vereador Luiz Carlos Chiaparini (MDB).

 

CASOS

Indaiatuba apresentou um aumento do número de notificações e casos de Covid-19 nos últimos dias. Desde o início da pandemia, 9.229 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 8.938 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 1.071 casos suspeitos aguardam resultados e 250 evoluíram a óbito. Nesta terça-feira (01) havia 74 internados, dos quais 41 confirmados para Covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) chegou a 100% ontem.

O Prefeito Nilson Gaspar informou que atualmente Indaiatuba conta com 24 leitos de UTI Covid no Haoc, dois no Hospital Santa Ignês e que foram contratados oito leitos de UTI-Covid de retaguarda em Campinas. A Administração Municipal informou que o município tem condições de disponibilizar até 40 leitos, conforme a necessidade.

 

NOVAS REGRAS

Com o retorno à fase amarela começando a valer nesta quarta-feira (02), os shoppings, galerias e estabelecimentos congêneres ficam autorizados a funcionar com capacidade de 40% (não mais 60% como era na fase verde). O horário de funcionamento fica limitado a 10 horas diárias, ininterruptas ou não entre 6h e 22h (confira horários abaixo).

Clubes sociais e esportivos deverão funcionar também por até 10 horas diárias, ininterruptas ou não entre 6h e 22h com capacidade limitada a 40%. Para as academias e treinamento de clubes ficam valendo as mesmas regras, mas a capacidade fica limitada a 30%.

Para restaurantes, lanchonetes, bares e congêneres e também salões de beleza, barbearia e estética a capacidade é limitada a 40% e o funcionamento pelo mesmo período dos demais, já citados. As Igrejas tem autorização para funcionar com capacidade de até 40%.

Os estabelecimentos de educação não regulada, como escolas de idiomas, informática, formação complementar e artes em geral o funcionamento deve ser reduzido a 10 horas, ininterruptas ou não, entre às 6h e às 23h. As atividades culturais, de lazer, entretenimento e cinema estão autorizados a funcionar por até dez horas diárias, ininterruptas ou não, entre 6h e 22h. A capacidade fica limitada a 40% nas duas situações. Atividades com público em pé estão proibidas.

Os comerciantes e proprietários de estabelecimentos autorizados a funcionar de acordo com as determinações previstas devem efetuar um cadastro no site da Prefeitura em www.indaiatuba.sp.gov.br no link “Retomada Consciente”, situado no canto superior esquerdo da página inicial. As novas regras de funcionamento dos estabelecimentos passam a valer a partir desta quarta-feira (02) e estão detalhadas na Portaria nº 798 publicadas em edição extraordinária da Imprensa Oficial do Município do dia de ontem.

Confira o horário de funcionamento dos shoppings da cidade.

Parque Mall: das 10h às 20h

Polo Shopping: das 12h às 22h

Shopping Jaraguá: das 11h às 21h (segunda a sexta-feira)

                                   Das 12h às 18h (domingos)

                                   Das 11h às 21h (praça de alimentação diariamente)

 

Foto: Divulgação

Raphaela Vitiello

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.