Indaiatuba recebe 2.840 doses da vacina contra a Covid-19 e inicia vacinação na cidade

 Indaiatuba recebe 2.840 doses da vacina contra a Covid-19 e inicia vacinação na cidade

A Prefeitura de Indaiatuba recebeu na tarde de ontem (21) do Governo do Estado de São Paulo a vacina Coronavac de imunização contra a Covid-19. O primeiro lote da vacina contém 2.840 doses e serão utilizadas para a vacinação dos profissionais de saúde que estão no combate ao Novo Coronavírus na linha de frente no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), Hospital Santa Ignês, Hospital Vera Cruz e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A primeira profissional de saúde a receber a vacina contra a Covid-19 foi a técnica de enfermagem Vanessa Aparecida Cunha, 41 anos, que atua na UTI Covid desde sua instalação em março de 2020 e trabalha no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) há 20 anos. A dose foi aplicada em cerimônia na recepção do novo prédio do Haoc, com a presença da imprensa.

Quem fez a aplicação da vacina foi o Dr. Luiz Finotti, que trabalha na UTI Covid-19 do Haoc e no dia 21 d

e julho de 2020 foi internado com Covid-19, na UTI, onde ficou 20 dias intubado, respirando com ajuda de aparelhos. Graças ao empenho da equipe assistente, Dr. Finotti sobreviveu e recebeu alta hospitalar após 40 dias de batalha, no dia 31 de agosto.  A técnica de enfermagem Vanessa, cuidou do Dr. Finotti durante toda sua passagem na UTI.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB) ressaltou a importância desde momento para a história da cidade. “Hoje é um dia histórico de muita alegria estamos lutando contra essa doença já faz 10 meses e nesse período quantos desafios já enfrentamos? Quantas pessoas já adoeceram e infelizmente quantos indaiatubanos faleceram? Foram 216 até agora, inclusive meu pai.  É um momento difícil para todos, mas a vacina chegou e isso é a esperança. A esperança aqui em Indaiatuba começa pela Vanessa, que é uma profissional admirada por todos aqui na nossa cidade, linha de frente, lutando e dando conforto para os pacientes que passam por atendimento no Hospital e nos próximos dias vamos continuar vacinando os profissionais de saúde e conforme as vacinas chegarem vamos vacinar toda nossa população”, relata Gaspar.

O médico e diretor da média e alta complexidade da Secretaria de Saúde, Dr. Luiz Finotti, falou sobre sua experiência com a doença. “Tenho muito que agradecer a todos os profissionais de saúde que desde março estão lutando pelas vidas, é muito difícil ter e ver a doença na sua forma mais grave como médico e como paciente. A Vanessa foi um exemplo para mim com toda sua alegria e positividade e em nome de todos os profissionais que cuidaram, não só de mim, mas de todos os pacientes, quero homenagear e agradecer todo esse cuidado”, comenta Dr. Finotti. Após a vacinação no Haoc a equipe seguiu para vacinar profissionais de saúde do Hospital Santa Ignês.

VACINAÇÃO

Nesta primeira fase a vacinação será realizada pelos profissionais da Secretaria de Saúde in loco nos hospitais descritos acima, para receber a dose o profissional precisa estar cadastrado no “Minha Vacina”, plataforma disponível na página inicial do site da Prefeitura de Indaiatuba www.indaiatuba.sp.gov.br.

Por enquanto não haverá vacinação nos três grandes polos divulgados anteriormente: Centro Esportivo do Trabalhador, o Complexo Esportivo Morada do Sol e o Complexo Esportivo Campo Bonito. Os locais serão ativados conforme o município receber mais doses do imunizante. O estoque municipal de seringas é de 253 mil unidades e o de agulhas é de 589.100 

unidades.

 

CADASTRO

O cadastro na plataforma “Minha Vacina” disponível no site da Administração Municipal ou através do link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/saude/minha-vacina/ deve ser realizado por todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos e profissionais de institutos de longa permanência (cuidadores de idosos) e pessoas com mais de 60 anos. Aqueles que não tem acesso à internet podem efetuar o cadastro no Ponto Cidadão ou no Terminal Rodoviário “Maurílio Gonçalves Pinto”.

 

Logo que o município receber mais doses do imunizante, todas as pessoas devidamente cadastradas serão informadas via WhatsApp, e-mail e canais de comunicação da Prefeitura, sobre a data de imunização para cada um dos grupos. Até terça-feira (19) foram cadastradas 24.295 pessoas sendo: 5.

019 trabalhadores da saúde; 17.919 idosos e 1.357 pessoas acamadas.

Dúvidas com relação ao Plano Municipal de Vacinação podem ser sanadas pelas redes sociais oficiais da Prefeitura (Faceboook: Prefeitura de Indaiatuba / Instagram: @prefeituradeindaiatuba), pelos WhatsApps da Prefeitura (19) 99773-4701 ou da Secretaria de Saúde (19) 99779-3856 ou também no site www.indaiatuba.sp.gov.br.

 

Crédito: Eliandro Figueira RIC/PMI

Raphaela Vitiello

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.