Inscrições para Oficinas Culturais começam no dia 5 de julho pelo portal Cultura Online

 Inscrições para Oficinas Culturais começam no dia 5 de julho pelo portal Cultura Online

As inscrições para as Oficinas Culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura começam na próxima segunda-feira, 5 de julho, através do portal Cultura Online, localizado no site da Prefeitura de Indaiatuba. No total, serão 28 opções de diferentes modalidades e faixas etárias em aulas que, neste primeiro momento, serão realizadas de forma online. As vagas são limitadas.

“A cada ano, as Oficinas Culturais ganham novos alunos, mostrando a importância deste trabalho realizado em diversas faixas etárias”, comenta a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Este ano, daremos início às aulas de forma online, com todo cuidado e preparo de nossa equipe, mas esperamos, em breve, voltar gradativamente às aulas presenciais”.

As matrículas online devem ser feitas pelo portal Cultura Online (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/), onde os interessados deverão enviar cópia do RG, CPF e comprovante de residência no município. Se o interessado for menor de idade, será preciso enviar também os documentos de seu responsável legal. É importante que o aluno tenha a idade mínima exigida para cada oficina no ato da inscrição.

As Oficinas Culturais têm como objetivo a sensibilização artística, além de promover a sociabilidade por meio da arte, assim como o respeito às diferenças e práticas de ética e cidadania. Além de estimular as propriedades cognitivas e sensoriais, ainda tem o intuito de apresentar e aproximar a comunidade às diversas formas de expressão artístico-culturais, visando um primeiro contato com diversas modalidades.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3825-2056 ou 3936-2584. Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma das Oficinas Culturais:

·        Artes – Infantil (6 a 12 anos)

Oficina reúne o fazer artístico em suas várias linguagens: modelagem, escultura, pintura e muito mais. Também, de forma lúdica, o aluno terá a oportunidade de entrar em contato com a História da Arte, com foco em artistas nacionais.
Monitor: Jane Bonet

·        Artes para Crianças (5 a 7 anos)

Através da arte, a criança descobre um mundo cheio de cores, formas, linhas e sentimentos. Ao pintar, desenhar e colar, ela desenvolve sua coordenação motora, agilidade, autoestima e potencial criativo. Nessa oficina o aluno aprenderá: brincar com arte; ver e fazer arte; cores na vida e na arte; tinta em movimento; ciranda das cores e formas.
Monitora: Cristina Cappellazzo Marinaro

·        Artes para Crianças (8 a 10 anos)

Nossa vida é como pedacinhos de uma colcha de retalhos que juntos contam nossas histórias, sonhos e alegrias. A arte nos ensina a colorir, desenhar, pintar e colar todos esses retalhinhos com criatividade e imaginação. Nesta oficina iremos aprender: as linhas na vida e na arte; brincando e descobrindo com a arte; das linhas nascem formas; lendo imagens; desenhos em ciranda; formas de olhar o mundo; e releitura.
Monitora: Cristina Cappellazzo Marinaro

·        Oficina de Customização (a partir de 10 anos)

Tudo é válido quando o que importa é criar. Dar vida nova a uma peça que estava em desuso, explorando e experimentando várias possibilidades. Customizar é transformar recortes, colagens, pinturas e alinhavos.
Monitora: Cristina Cappellazzo Marinaro

·        Violão (a partir de 10 anos)

Curso de iniciação musical através do instrumento Violão. Curso de Violão Popular que utiliza ferramentas técnicas do ensino de Violão Erudito para o desenvolvimento de repertório, técnica e de performance artística.
Monitores: Geilson Santos e Alessandra Artero

·        Viola Caipira (a partir de 10 anos)

A oficina tem como objetivos:

– Apresentar e aproximar a população a uma forma de expressão artística através da música. Foca, além do aprendizado musical, o desenvolvimento humano como um todo: aspectos físicos e motores (agilidade dos dedos e prática de canto enquanto toca, por exemplo), intelectuais (concentração, paciência e criatividade), sociabilização (respeito ao próximo e suas diferenças, a coletividade, o companheirismo), práticas de cidadania (apresentações em clínicas e entidades assistenciais) e a sensibilidade artística;

– Dentro da Oficina, são apresentadas duas formas de linguagem musical: Cifras (comum no uso para acompanhamento de canto) e Tablatura (sistema gráfico de escrita musical não oficial, porém, muito difundido atualmente, direcionada para solos e melodias) através do já clássico e tradicional repertório da Música Sertaneja de Raiz.
Monitor: David Quitzau

·        Coral Infantil (7 a 11 anos)

A oficina de canto coral insere-se no campo da Educação Musical. Ela tem como objetivo proporcionar, de forma lúdica e divertida, o contato da criança com a realidade sonora e despertar a sua sensibilidade artística.
Monitora: Áurea Ambiel

·        Coral Juvenil (12 a 17 anos)

Esta oficina destina-se aos jovens e visa iniciar o processo de educação musical estimulando o desenvolvimento de seu potencial vocal, artístico, criativo e reflexivo. Propicia o contato com canções da nossa e de outras culturas, promovendo, assim, o conhecimento e o respeito pela diversidade cultural.
Monitora: Áurea Ambiel

·        Coral da Terceira idade (a partir de 55 anos)

A oficina pretende oferecer aos seus integrantes uma vivência musical alegre, divertida, inclusiva e integradora. Os benefícios advindos desta atividade podem contribuir para uma melhor qualidade de vida, auxiliando na manutenção de importantes processos cognitivos, além de estimular a afetividade e a sociabilidade.
Monitora: Áurea Ambiel

·        Coral da Cidade de Indaiatuba (18 a 55 anos)

O Coral Cidade de Indaiatuba é um dos corpos estáveis da Secretaria da Cultura. A oficina destina-se ao aprimoramento de conhecimentos musicais e da sensibilidade artística. Ela pretende propiciar ao seu integrante um repertório musical variado e amplo abrangendo diferentes gêneros e culturas.
Monitora: Áurea Ambiel

·        Piano Digital (a partir de 10 anos)

A Oficina de Piano Digital aborda os seguintes aspectos:

– Postura: forma correta de posicionar-se no piano (costas, antebraços, pulsos e mãos), conhecimento das regiões do piano e toda a sua extensão;

– Aspectos teóricos: leitura do pentagrama, claves, figuras musicais, fórmulas de compassos simples e composto, aspectos rítmicos, aspectos melódicos e harmonia básica, formação de tríades e suas inversões;

– Aspectos técnicos: prática de arpejos, escalas, clichês patterns, coordenação motora, igualdade das mãos, dedilhados, trinados, trêmulos e oitavas;

– Repertório: vasto repertório, com abordagem em vários estilos (peças folclóricas, popular, erudito, música brasileira, internacional, temas de filmes e gospel). Serão seguidas duas linhas: o piano solo (onde o aluno executa a peça tocando a melodia e a harmonia) e o piano acompanhamento (onde o aluno faz a harmonia da música para ser cantada).
Monitor: Lincoln Soares

·        Taikô (a partir de 10 anos)

Taikô é o nome dado aos tambores tradicionais japoneses, utilizados em performances culturais. O aluno aprenderá a tocar o instrumento, além de aperfeiçoar técnicas musicais, possibilitando assim sua participação em apresentações artísticas.
Monitor: Daniel Monte Lima da Costa Aguiar

·        Desenho Artístico – Infantil (7 a 11 anos)

Iniciação ao desenho artístico através das linhas, traços e formas geométricas básicas, para que a criança possa começar a desenvolver, com a sua criatividade, o desenho de objetos, alimentos, animais, entre outros.
Monitor: Marcio Eda

·        Desenho Artístico – Juvenil (12 a 17 anos)

Iniciação ao desenho artístico com base no estudo do desenho estilo mangá e do estudo da anatomia humana. Buscando assim o desenvolvimento da percepção e concentração de cada aluno.
Monitor: Marcio Eda

·        Desenho Artístico – Adulto (a partir de 18 anos)

Iniciação ao desenho artístico com foco no estudo de anatomia humana e princípios do desenho gestual e realista. Neste contexto, será desenvolvido um conceito mais terapêutico, com um olhar artístico para a expressão, pensamentos, emoção e opinião.
Monitor: Marcio Eda

·        Pintura em Tela (a partir de 10 anos)

O trabalho com pintura em tela proporciona momentos de convívio entre os participantes, levando-os a desenvolver as habilidades individuais, o autoconhecimento e a autovalorização. A oficina tem como metodologia atividades em grupo, nas quais os participantes pintam as telas utilizando tintas a óleo. Observa-se que ao final do processo, cada um descobre seu estilo próprio de pintar. Monitor: Rosana Megiato

·        Pintura em Tecido (a partir de 15 anos)

A oficina de pintura em tecido visa o trabalho de aspectos como: criatividade, concentração e habilidades manuais. A técnica de pintura em tecido é muito utilizada na confecção de peças utilitárias, como, por exemplo, os já tradicionais panos de prato.
Monitor: Rosana Megiato

·        Jazz Infantil (7 a 11 anos)

Trabalha a parte artística da criança, expressividade, coordenação motora, flexibilidade, ritmo, criatividade e condicionamento físico.
Monitores: Daniele Ianes, Priscila Carotti, Denis Ramos e Daniela Barbosa

  • Jazz Juvenil (12 a 17 anos)

Trabalha a coordenação motora, musicalidade, bem-estar social, confiança, memorização, criatividade, flexibilidade e fortalecimento corporal.
Monitores: Daniele Ianes, Priscila Carotti, Denis Ramos e Daniela Barbosa

·        Ballet Clássico Baby (5 e 6 anos)

Aulas ministradas uma vez por semana, com duração de uma hora. Durante o aprendizado, as crianças entram em contato com movimentos que auxiliam o desenvolvimento motor, psico-cognitivo, lateralidade, sociabilidade e afetividade, envolvidas por músicas clássicas, modernas e também infantis, tocadas ao piano e por orquestras, favorecendo o desenvolvimento cerebral, além de melhorar a autoestima, respeito próprio e aos colegas e professores, tudo de forma lúdica e com muitas brincadeiras.
Monitores: Priscila Carotti e Viviane Guerrero

·        Ballet Clássico Infantil (7 a 11 anos)

As oficinas trarão de forma lúdica e dinâmica a iniciação aos movimentos do Ballet Clássico com abordagem técnica e consciência corporal, despertando autoestima, concentração, coordenação, disciplina, sociabilidade e criatividade artística.
Monitores: Priscila Carotti e Viviane Guerrero

·        Ballet Clássico Juvenil (12 a 17 anos)

Direcionada ao público com ou sem experiência, as oficinas ensinam os movimentos próprios do Ballet Clássico com abordagem prática, através da consciência corporal e processos criativos, aprimorando a técnica dos exercícios da barra e centro, despertando o interesse pela carreira artística da Dança.
Monitores: Priscila Carotti e Viviane Guerrero

·        Hip Hop Infantil (7 a 11 anos)

Oficina ensina a dança de forma divertida, com dinâmicas que desenvolvem o trabalho em equipe, a disciplina e a expressão corporal.
Monitora: Daniela de Almeida Barbosa

·        Hip Hop Juvenil (12 a 17 anos)

De forma descontraída e dinâmica, a oficina emprega conceitos para permitir que os jovens se expressem por meio da dança.
Monitora: Daniela de Almeida Barbosa

·        Hip Hop Adulto (a partir de 18 anos)

Por meio da dança, vivencie novos sentimentos, expressões e emoções, explorando durante as aulas, de maneira descontraída, a capacidade de concentração e confiança no dia a dia.
Monitora: Daniela de Almeida Barbosa

·        Dança de Salão (a partir de 16 anos)

Aulas voltadas para quem gosta de dançar diferentes gêneros musicais, como forró, bolero, samba de gafieira e soltinho. Para quem gosta de dançar a dois, aprender diferentes estilos. Após o processo de adaptação (iniciação), com movimentos básicos, postura de dança e marcação de ritmos, os alunos passam a aprimorar seu aprendizado.
Monitor: Victor Tegério

·        Teatro Infantil (7 a 11 anos)

Propõe o desenvolvimento da expressão corporal e vocal através de exercícios, jogos teatrais, improvisação, criatividade e muita diversão. De maneira lúdica, trabalha a criação de personagens, cenas e habilidades para o trabalho em grupo.
Monitores: Elisabeth Forini e Amanda Stahl

·        Teatro Juvenil (12 a 17 anos)

Propõe estimular o desenvolvimento e habilidades de expressão corporal e vocal, através da pesquisa e de atividades práticas, ensinando técnicas de improviso, atuação e jogos teatrais, além de desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e autonomia. A oficina utilizará recursos como maquiagem, figurino, adereços e cenografia para ampliar o desenvolvimento da linguagem teatral. O trabalho é norteado pelos ensinamentos de Constantin Stanislávski, Viola Spolin, entre outros.
Monitor: Fabio Pimenta e Amanda Stahl

·        Teatro Adulto (a partir de 18 anos)

Propõe o aprendizado e desenvolvimento de habilidades corporais, ativando percepções e autocontrole, usados em conjunto com a expressão vocal e expressões faciais. Propicia que o aluno improvise e atue em diferentes situações de jogos teatrais e, progressivamente, reconheça e utilize elementos da linguagem dramática, espaço cênico, personagens e conflitos. Desenvolve capacidades comunicativas e expressivas, relacionadas ao movimento corporal, ao texto e a voz, além de habilidades para a utilização de recursos da linguagem teatral, como maquiagem, máscaras, figurinos, adereços, música, cenografia e outros.
Monitor: Fabio Pimenta e Elisabeth Forini

·        Oficina de Graffiti (a partir de 10 anos)

Reúne aulas teóricas sobre a origem do graffiti no mundo e no Brasil, filmes, livros, revistas, estilos de graffiti existentes, técnicas para criação de estilo pessoal e aulas práticas de técnicas com sprays, tipos de bico (cap) e tipos de efeito (brilho, sombra, entre outros).
Monitores: Cristian Psedks e Doug Treze

Polos Culturais

Centro Cultural Wanderley Peres
Praça Dom Pedro II, s/nº – CentroTelefone: (19) 3825-2056

Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)
Av. Eng. Fabio Roberto Barnabé, 5.924 – Jardim Morada do Sol
Telefone: (19) 3936-2584

Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU)
Rua Jordalino Pietrobom, 1.300 – Jardim São Conrado

Casarão Pau Preto
Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto

Raphaela Vitiello

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *