Lixeiras incendiadas em atos de vandalismo geram prejuízo de R$ 30 mil por mês em Campinas


Segundo a Prefeitura, cerca de 20% das lixeiras-contêiner são depredadas anualmente e metade é por fogo. Na última madrugada, um homem foi flagrado incendiando em um equipamento da região central. Câmera de segurança flagra momento em que homem ateia fogo em lata de lixo de Campinas
Ao menos 20 lixeiras-contêiner públicas são depredadas mensalmente na região central de Campinas (SP). Do total, 10 são incendiadas e, sem chance de reaproveitamento, geram um prejuízo de ao menos R$ 30 mil aos cofres públicos, segundo a Prefeitura.
Um dos casos ocorreu na madrugada de segunda-feira (14). Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem colocou fogo em um dos equipamentos na Rua Barão de Jaguara. O registro foi por volta de meia-noite e as chamas ficaram bem altas 20 minutos depois.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo antes que a fiação elétrica da rua fosse atingida (assista ao vídeo acima). A lixeira foi totalmente destruída e a situação revoltou Marcelo de Oliveira, gerente de um estacionamento que fica em frente ao local.
“É um descaso total com a gente aqui. Cheguei de manhã para trabalhar, estava bem aqui a sujeira. Eu mesmo peguei, tive que puxar porque atrapalha a minha frente. Desde ontem está assim, do mesmo jeito ficou. Precisa ter o lixo nosso, que a gente coloca pra ser levado”, disse à EPTV.
LEIA TAMBÉM:
Campinas registra um caso de vandalismo a cada dois dias
Ato de vandalismo em Campinas destrói 40 mudas de árvores plantadas em dia anterior
GM detém 15 suspeitos de vandalizar ônibus do transporte público de Campinas
Homem é flagrado ateando fogo em lixeira-contêiner em Campinas
Reprodução/EPTV
A administração municipal não detalhou em números, mas diz que este tipo de depredação aumentou em diversos pontos centro da cidade. Ao todo, o município conta com 1,2 mil lixeiras como a que foi destruída. Isso significa que 20% delas são vandalizadas ao longo do ano.
Questionada sobre o problema, a Guarda Municipal disse que está atenta a quaisquer situações de vandalismo na cidade por meio do patrulhamento preventivo e por meio do monitoramento – e isso inclui as lixeiras.
“Caso seja verificada uma situação de dano ao patrimônio, o autor é abordado e conduzido ao Distrito Policial”. Ainda segundo o órgão, recentemente, a GM deteve um homem que ateou fogo em uma lixeira na Francisco Glicério e o suspeito foi apresentado no 1º Distrito Policial.
Como denunciar
As pessoas podem denunciar atos de vandalismo pelo telefone 153 da Guarda Municipal, disponível 24 horas por dia, informando características do suspeito para que os agentes de segurança possam identificá-lo e abordá-lo.
Lixeira-contêiner é incendiada em Campinas e fica totalmente derretida
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

betoadmin

Related post