Mãos e pés gelados podem ser sinais de alerta corporal

 Mãos e pés gelados podem ser sinais de alerta corporal

Using heater at home in winter. Woman warming her hands sitting by device and wearing warm clothes. Heating season.

Extremidades muito frias podem indicar hipotermia; especialista traz cinco dicas para manter o corpo em temperatura ideal

A baixa temperatura corporal requer tanta atenção quanto a febre, afinal pode causar problemas fisiológicos como a diminuição do ritmo cardíaco, confusão mental e dificuldade na respiração. Ficar com as mãos e os pés gelados com frequência, mesmo durante o inverno, pode indicar que há algo de errado em seu corpo. Esse é um dos primeiros sinais de hipotermia, quando a temperatura corporal diminui e atinge 35ºC ou menos. Para reverter esse quadro, o organismo interrompe o fluxo sanguíneo das extremidades do corpo e direciona para a região do abdome, para assim aquecer os órgãos internos.


Além de usar luvas, meias e toucas para regularizar a circulação sanguínea e manter o corpo aquecido é preciso também adotar novos hábitos, principalmente com a chegada do inverno, é o que afirma Rafael Fernandes, Biomédico da Poliscan Brasil, distribuidora de câmeras térmicas. Confira cinco dicas orientadas pelo biomédico para manter seu corpo aquecido e saudável.

Evite banhos muito quentes

Temperaturas muito elevadas no banho podem causar diversos problemas, geralmente dermatológicos como ressecamento, descamação e irritação da pele. Além disso, sair de um banho muito quente pode causar choque térmico, é importante ficar atento a temperatura do banho e sair dele vestido e protegido do frio externo, para não correr de ter mudanças repentinas de temperatura e resfriar o corpo.
 
Não saia de cabelo molhado


A água é um ótimo condutor térmico, sair com os cabelos molhados ao vento facilita a troca de calor do seu corpo com o ambiente. Isso pode diminuir sua temperatura corporal e causar um possível estado de hipotermia.
 
Cuide da pele

Com a diminuição da transpiração e os banhos mais quentes, a pele acaba diminuindo sua hidratação natural, por isso, é importante beber muita água, adotar o uso de cremes corporais e hidratantes labiais.
 
Tome sol

Além de ser essencial para ativar a vitamina D, o sol é muito benéfico para a saúde e o bem estar físico e mental. Tomar sol diariamente pode melhorar o humor e também diminuir a incidência de depressão e doenças relacionadas ao sistema nervoso.

Aqueça o corpo

A troca de calor com o ambiente acontece pelas extremidades do corpo como mãos, pés e principalmente a cabeça. Por isso, é muito importante reforçar o uso de luvas, meias, cachecóis e toucas para proteger essas áreas e também ter mais conforto no frio. Bebidas e comidas quentes ajudam aquecer o corpo de dentro para fora, nutrindo e diminuindo o gasto energético para nos mantermos aquecidos.  

Sobre a Poliscan Brasil
Há 11 anos, a Poliscan Brasil atua no segmento da saúde, comercializando, no Brasil e toda América Latina, a marca FLIR, líder mundial na fabricação de câmeras de termografia infravermelha com mais de 50 anos de mercado.

A Poliscan fornece câmeras para hospitais, clínicas médicas, veterinárias, fisioterapêuticas, empresas privadas, como a Samsung e a LG, e times de futebol, como Flamengo, Grêmio e Avaí. Sua tecnologia é a mais avançada e a única adequada para aferições de saúde e triagem de febre, com sensibilidade capaz de medições tão precisas quanto 0,07 °C — enquanto no Brasil, outras câmeras disponíveis, hoje, são inadequadas para uso na saúde, com margem de erro de até 5 graus.

Conheça mais: https://poliscanbrasil.com.br/
Instagram: @poliscanbrasil

Raphaela Vitiello

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.