Museu Ferroviário de Indaiatuba abre temporada de visitação guiada

 Museu Ferroviário de Indaiatuba abre temporada de visitação guiada

Escolas e grupos conhecerão ainda o Ponto de Informações Turísticas

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento de Turismo, retoma o programa de visitas guiadas ao Museu Ferroviário de Indaiatuba para escolas e demais grupos. Entre os destaques do espaço, estão cerca de 400 peças históricas, além da Locomotiva a Vapor Nº 10.

Inaugurado em 2004, o Museu Ferroviário de Indaiatuba ocupa a antiga Estação Ferroviária da Sorocabana Railway em Indaiatuba, cuja obra foi concluída em 1911. Em 2021, o prédio passou por revitalização e foi entregue à população em dezembro.

A Locomotiva a Vapor Nº 10, que pertenceu ao Imperador Dom Pedro II, também foi inteiramente revitalizada, seguindo todas as diretrizes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pelo restauro.

Atualmente, o Museu Ferroviário conta com cerca de 400 peças, além de uma maquete lúdica de mesa e uma maquete aérea do trenzinho. O prédio abriga ainda o recém-inaugurado PIT – Ponto de Informações Turísticas, onde os visitantes podem saber mais sobre as atrações turísticas de Indaiatuba e programar novos passeios.

Agendamento

“Durante essa visita guiada, os alunos e a população serão acompanhados por José Henrique Dercole, profundo conhecedor da história e das peças que integram o acervo do Museu Ferroviário de Indaiatuba”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho. “Além disso, poderão conversar com a equipe do PIT – Ponto de Informações Turísticas e conhecer mais sobre os pontos turísticos de nossa cidade”.

Para mais informações e agendamento das visitas guiadas, é só ligar para (19) 3816-4917. Terças e quartas-feiras são destinadas às escolas municipais e estaduais. Escolas particulares e grupos de interessados podem agendar sua visita às quintas-feiras.

O Museu Ferroviário de Indaiatuba e o PIT – Ponto de Informações Turísticas ficam na Praça Newton Prado, s/nº, no Jardim Pompeia, e funcionam de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h.

Carlos Roberto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.