Novas vagas para hemodiálise estão em funcionamento e atendem 100% dos pacientes locais

 Novas vagas para hemodiálise estão em funcionamento e atendem 100% dos pacientes locais

Novos pacientes começaram o procedimento essa semana

As novas vagas para hemodiálise já estão em funcionamento no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), foram acrescentadas mais seis novas cadeiras, passando de 20 para 26 assentos e com esse acréscimo os pacientes de Indaiatuba que realizam sessões em outras cidades agora são atendidos no próprio município.

O número de pacientes atendidos no Haoc passará de 120 para 156 o que corresponde a um aumento de 30% na quantidade de sessões por semana, passando de 360 para 468 ou seja, de 1.440 para 1.872 sessões por mês, em média. Indaiatuba já oferece o tratamento de hemodiálise desde 2014.

Indaiatuba possui 25 pessoas que precisavam sair da cidade para fazer a hemodiálise. O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), comemora o início desse atendimento. “Tenho certeza que esses pacientes ficarão mais confortáveis realizando o procedimento aqui na cidade, o aumento de sessões de hemodiálise foi um compromisso que eu assumi e agora está em andamento”, salienta Gaspar.

O que é hemodiálise?

Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.

Ela é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo seu médico especialista em doenças dos rins (o nefrologista).

Raphaela Vitiello

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.