Prefeitura recebe Carreta da Mamografia em abril para agilizar exames agendados na Rede Básica de Saúde

 Prefeitura recebe Carreta da Mamografia em abril para agilizar exames agendados na Rede Básica de Saúde

Mulheres que estão com solicitação de mamografias e aguardando exame serão convocadas.

A Prefeitura de Indaiatuba receberá do Governo de SP, de 19 a 30 de abril, a Carreta da Mamografia Mulheres de Peito, que estará disponível no Hospital Dia para as mulheres que já tenham o exame agendado pela Rede Básica de Saúde. Quem desejar realizar o exame deve primeiro procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência.

A Secretaria de Saúde informou que estará no início do mês em alguns bairros, com ações voltadas para as mulheres, que estejam em déficit com este exame, ou que não o fazem a pelo menos dois anos.

O agendamento para a Carreta da Mamografia se dará, exclusivamente, para pacientes que já estejam na fila aguardando o exame. As pessoas que se interessarem devem procurar a UBS mais próxima da residência e passar por triagem com a equipe da Saúde.

MAMOGRAFIA: POR QUE É IMPORTANTE REALIZAR?

A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.

Isso acontece não apenas porque a detecção e o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva.

O câncer está se tornando a 1ª causa de mortalidade por doenças no mundo todo, e o câncer de mama é o que mais mata mulheres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% dos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos casos diagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.

Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

SERVIÇO

Carreta da Mamografia

Data: 19 a 30 de abril

Local: Hospital Dia – Av. Visconde de Indaiatuba, 199, Vila Vitória 1.

Quem pode realizar: mulheres que estejam com o exame agendado pela Rede Básica de Saúde do município através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde.

Carlos Roberto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.