Secretaria de esportes abre inscrições gratuitas para projeto piloto de Esgrima em março

 Secretaria de esportes abre inscrições gratuitas para projeto piloto de Esgrima em março

Interessados devem se escrever presencialmente no Ginásio Municipal

Praticado desde a primeira edição da Era Moderna dos Jogos Olímpicos, em Atenas 1896, a esgrima é um esporte que traz diversos benefícios aos seus praticantes. Por isso, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, lança o projeto piloto de Esgrima, para o público de 6 a 14 anos. As inscrições são gratuitas e começam no dia 3 de março. Serão 120 vagas divididas em seis turmas nos períodos da manhã e tarde.

“A Secretaria Municipal de Esportes está sempre buscando aumentar o número de modalidades oferecidas à população dentro de nossos projetos”, destaca Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, secretário municipal de Esportes. “A Esgrima é mais uma novidade, que será oferecida ao público do Esporte Cidadão, ou seja, para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos”.

As inscrições terão início em 3 de março e devem ser feitas presencialmente, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no Ginásio Municipal de Esportes, que fica na Avenida Visconde de Indaiatuba, 1.250, no Jardim América. As aulas têm início programado para 8 de março.

“A Esgrima é um esporte olímpico e individual, praticado em três modalidades, utilizando diferentes armas: espada, florete e sabre. Para cada uma delas, existe uma regra específica de disputa, sempre entre duas pessoas”, conta o professor Alfredo José de Souza.

A prática do esporte exige equipamento adequado, que será disponibilizado aos alunos. “Para a prática da Esgrima, é utilizado um equipamento de segurança que conta com máscara, jaqueta, calça e luva”, destaca o professor. Parte do equipamento foi doado pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), em parceria com projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que apoia a implantação da Esgrima no interior paulista.

Benefícios

Professor da UFSCar e parceiro na implantação do projeto em Indaiatuba, Heros Lobo comenta os benefícios da prática da Esgrima. “O esporte traz inúmeros benefícios para os praticantes, primeiro porque é um esporte individual, o que favorece nos atletas a autoconfiança, disciplina, melhora a autoestima”, aponta.

“Percebemos ainda que os praticantes de esgrima mudam, não apenas como atleta, mas na escola, em seu meio familiar”, relata o professor. “Se falarmos em condicionamento físico, a esgrima é um dos esportes que mais queimam caloria. Alguns treinos consomem de 600 a 700 calorias por hora”.

Em seu site oficial, a Confederação Brasileira de Esgrima destaca os principais benefícios da prática da Esgrima: aumento da acuidade visual, auditiva e tátil; desenvolvimento da agilidade nos pensamentos e movimentos, fazendo com que o atleta aja em um tempo extremamente curto; aumento da concentração e do equilíbrio; aumento da força de explosão; desenvolvimento da flexibilidade e criatividade; e aumento da autoconfiança e autoestima.

Para se inscrever no projeto piloto de Esgrima, basta levar um documento de identidade com foto. Mais informações pelo telefone (19) 3834-7472 ou pelo e-mail jose.filho@indaiatuba.sp.gov.br.

 

Carlos Roberto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.