Tarifa de água e esgoto tem primeiro reajuste em dois anos

Impacto da inflação nos preços da energia elétrica e insumos forçou a correção

 

A resolução 413 de 28 de janeiro da Ares PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) indica o reajuste de 16,91% e de 10,25% respectivamente para as tarifas de água e esgoto e de serviços no município. Os novos valores passam a vigorar a partir de março deste ano. Há dois anos os serviços não passavam por uma correção de valores.

A inflação do período ultrapassa os 15% e afetou preços de insumos e materiais como produtos químicos, tubos e materiais de PVC. Outra responsável é a alta de 114% no valor da energia elétrica. Aliado a esses fatores, o ano de 2021 apresentou a pior estiagem dos últimos 100 anos, o que forçou o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) a utilizar mais produtos químicos para o tratamento de água.

De acordo com a autarquia, o reajuste se faz necessário para garantir a qualidade dos serviços prestados à população. Os recursos também são empregados em obras de ampliação de todo o sistema de abastecimento de água, coleta e afastamento de esgotos.

Carlos Roberto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.